[Entrevista] Loggi – Realização de eventos internos

Views: 7037

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on November 21, 2019

A Loggi é uma das mais novas empresas de tecnologia do Brasil a se tornar unicórnio. A startup foi fundada em 2014 com objetivo de realizar entregas via aplicativo para a cidade de São Paulo. Hoje, atende todas as regiões do país e conta com centenas de colaboradores.

O crescimento acelerado é fruto também da competência e engajamento dos seus funcionários, por isso a empresa está sempre preocupada em oferecer treinamentos e eventos para ampliar o conhecimento e o networking desses profissionais. Conversamos coma esquipe responsável pelos eventos internos da Loggi, Lucas Vieira, Andrezza Cruz e Larissa Maciel, para entender como a empresa realiza seus eventos internos, voltados para a equipe de colaboradores, e como eles são fundamentais para a cultura de sucesso da empresa.

Quais eventos voltados para os colaboradores que a Loggi realiza? É criada uma oportunidade para que pessoas de diferentes setores ou cargos possam se reunir nessas ocasiões?

Na Loggi, nós separamos os eventos em dois principais núcleos. Os eventos de departamento que contemplam  treinamentos, alinhamentos mensais, celebrações de resultados e integrações de um time específico e os eventos da marca que contemplam todos os colaboradores e envolvem desde a festa anual, eventos temáticos, ações dos nossos programas internos até o nosso Xboarding, um eventos que acontece mensalmente para recepção de novos colaboradores e é totalmente planejado de forma a acoplar todos os ingressantes de maneira horizontal e transdisciplinar.

Para a construção da maior parte dos eventos, seja ele de departamento ou de marca, costumamos criar grupos multidisciplinares e assim pensar na melhor solução para as diferentes realidades de trabalho da Loggi.

O que é abordado nesse tipo de evento? São mais voltados para o alinhamento e discussão de metas, ou tem uma abordagem educacional?

Nesta estrutura de eventos, temos desde de eventos que tem como objetivo compartilhar resultados e comunicar de maneira clara os OKRs da empresa, assim como eventos com abordagem educacional como é o caso dos treinamentos, visitas externas e as rodas de bate-papo do nosso programa de realidade e inclusão, onde abrimos espaços para troca de ideias a fim de usar a educação como ferramenta de transformação.

Os eventos e ações têm papel fundamental na construção da cultura de uma empresa e com o crescimento, entendemos o quanto é importante mapear, estruturar e fomentar essas iniciativas

Da esquerda pra direita: Lucas Vieira – (Cultura e Engajamento – Eventos de Marca e Ações); Andrezza Cruz (Coordenadora de Cultura e Engajamento) e Larissa Maciel (Cultura e Engajamento – Eventos de Departamento) [Foto: Divulgação]

Quais são as estratégias feitas para que a equipe engaje com o evento, tanto com sua participação quanto na organização deles?

Na Loggi consideramos super importante escutar para construir e isso não é diferente para o planejamento de eventos.

Principalmente para os eventos da marca que demandam maior preocupação com o engajamento, nos preocupamos sempre em organizar as ações com os grupos multidisciplinares para que nenhum detalhe seja esquecido.

Já para os eventos de departamento, criamos uma plataforma onde conseguimos mapear e estruturar as ações, oferecendo já pacotes pré-acordados com nossos fornecedores dando toda a autonomia para que cada time solicite as soluções que melhor atendem a demanda, montando-as modularmente através de um sisteminha de inserção de serviços do nosso catálogo online de fornecedores e pacotes.

Quais são os canais usados de divulgação desses eventos?

Nosso principal canal de comunicação interna hoje é o email, além disso utilizamos nossa ferramenta de comunicação interna que funciona como um chat para reforçar os convites (Slack).

Para divulgar externamente, utilizamos nossos canais digitais.

Qual a importância desses eventos para a cultura da Loggi? Há um grande objetivo por trás dessas ações?

Os eventos e ações têm papel fundamental na construção da cultura de uma empresa e com o crescimento, entendemos o quanto é importante mapear, estruturar e fomentar essas iniciativas, para gerar um fluxo que não só dê conta da demanda mas que também ofereça ferramentas para que as próprias personas possam gerar melhorias e updates, de forma orgânica e coletiva.

O grande objetivo por trás dessas ações é fortalecer a nossa cultura de forma plural e por isso é importante pensar em formatos que atendam a diferentes necessidades, seja para fazer um alinhamento ou para promover integração entre os colaboradores.

Para que isso seja visto na prática é importante que todos se sintam parte de cada construção, que a comunicação seja clara, e que os processos sejam revisitados continuamente, entregando sempre a melhor solução possível.

Por esse motivo, para além das ações unificadas da marca, criamos essa nova plataforma para automatizar contratações de pacotes customizáveis, e aprimorar segundo os inputs de demanda nosso cardápio online de serviços, permitindo que os Loggers e as frentes de visibilidade possam demandar e alimentar essa estrutura conforme necessidade.

Além desses eventos, quais outros a Loggi realiza, voltados para o mercado? Nesses eventos, como a tecnologia está presente?

Algumas iniciativas têm como foco aumentar a visibilidade da marca principalmente no mercado de tecnologia. Na maior parte dos casos oferecemos recursos que já temos para incentivar iniciativas que nos inspiram, como acontece com os meetups, onde abrimos nosso auditório para receber grupos e projetos já existentes, com enfoque principalmente em tecnologia e diversidade, e usamos um tempo desse evento para falar um pouco mais sobre a Loggi e nossas oportunidades

Também temos um cronograma trimestral de roadshows pelas principais universidades do país, participações em feiras de mercado, enviando Loggers para compartilhar nossas experiências em palestras e congressos. Contamos com um QRcode que agiliza o acesso à nossa página de carreira para quem nos visita e nossa plataforma e metodologias de desenvolvimento de produto já são um case replicável nessas experiências. 

Fora isso, outras ações já estão sendo endereçadas para dar uma maior visibilidade da experiência Loggi ao público, mas sem spoilers aqui {:

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024