evento corporativo

Views: 54302

Posted on July 31, 2018

11 ideias criativas para o seu evento corporativo

Reunimos as ideias criativas de alguns dos maiores eventos empresariais do mundo para você se inspirar. Em qualquer evento corporativo, mais importante do que branding é a criação de experiências significativas para os seus convidados. Lembre-se de planejar o evento em volta do que faz sentido para o participante e para o propósito do evento.

Vamos às dicas!

 

Escolha um espaço interessante

O espaço diz muito sobre o evento. Quer mudar os ares da sua convenção corporativa? Comece pelo local, escolhendo um espaço diferenciado. Para convenções com mais dias de duração, considere um espaço com hospedagem como um hotel ou resort. Para eventos mais curtos, coworkings e até mesmo restaurantes ou bares podem ser boas escolhas.  Leia aqui como a tecnologia ajuda a organizar a logística de um evento.

 

Transforme a atmosfera do seu evento

O design do espaço do evento é ainda mais importante do que o local escolhido. Na conferência da Sofia Amoruso, a organização do evento queria transmitir uma atmosfera de inspiração para as mulheres terem mais coragem para empreender. Para incentivar isso, as paredes do espaço foram cobertas com frases motivacionais:

foto em um evento corporativo

Fonte: bizbash

Outra forma de tornar a atmosfera do seu ambiente mais agradável é mudar a tradicional disposição frontal de cadeiras para o formato circular, ou seja, posicionar as cadeiras ao redor do palco. Nesse formato, os participantes ficam mais próximos dos palestrantes, tornando a atmosfera mais íntima e amigável.

estrutura de um evento corporativo

Fonte: bizbash

Planeje a agenda de atividades e networking

Para aumentar as expectativas e o buzz do seu evento considere a utilização de um aplicativo para eventos. Com um app, os participantes do seu evento poderão acessar a agenda de atividades com antecedência e planejar o seu evento. Com isso, o organizador de eventos também consegue se preparar pois terá acesso às trilhas ou sessões mais populares.

Outra vantagem do aplicativo está no networking. Os participantes podem consultar quem serão os outros participantes do evento e agendar um horário para tomar um café ou simplesmente trocar uma ideia ao longo do seu evento.

material sobre eventos corporativos

 

 

Crie dinâmicas para team-building

Eventos são a oportunidade perfeita para integrar pessoas. Dinâmicas de integração também conhecidas como team-building podem inclusive ser incentivadas por patrocinadores como o exemplo abaixo da marca Nespresso.

A C2 Montreal organiza anualmente uma das maiores conferência de negócios do mundo. Esse ano, a diversidade e o preconceito no ambiente de trabalho foram alguns dos tópicos discutidos. Para falar sobre isso, foi criada uma sala espelhada chamada de Laboratório Transparente.

sessão de um evento corporativo

Fonte: bizbash

Ainda na mesma conferência da C2, a Nespresso patrocinou um dos espaços do evento. Os participantes foram separados em grupos e convidados para discutir sobre algum tópico aleatório que aparecia em uma tela. A cor da tela que correspondia a mesma cor do círculo dos participantes definia o tópico da conversa. Os assuntos discutidos foram design urbano, segurança e privacidade digital, e como reduzir a poluição.

pessoas reunidas em um evento coporativo

Fonte: bizbash

Conferências silenciosas

Outra tendência que está dominando o mundo dos eventos corporativos são as conferências silenciosas. Nesses eventos, para acompanhar o que o palestrante está falando é preciso colocar um fone de ouvido. Algumas palestras ou entrevistas são gravadas e transmitidas em podcasts. Para isso, o palestrante e o entrevistador ficam em uma espécie de aquário a prova de som.

stand de um evento corporativo

Fonte: bizbash

Pufs e áreas para relaxar

Outra maneira criativa de renovar a sua convenção corporativa é na escolha das cadeiras. Aqui está um exemplo de conferência em que as cadeiras foram substituídas por pufs. Essa é uma forma de deixar a atmosfera mais leve e descontraída:

audiência de um evento corporativo

Fonte: Sommervillebeat

Caso pufs não se encaixem com o perfil do seu evento há outras formas de incluir espaços mais alternativos. Você pode criar espaços recreativos com pufs e carregadores de celular ou então espaços silenciosos para descansar com redes e sofás.

intervalo de um evento corporativo

Fonte: Bizbash

Utilize o poder da competição e do gamification ao seu favor

Para adicionar uma pitada de excitação e competição saudável entre os participantes, por que não utilizar a tecnologia para eventos? Aqui estão alguns exemplos de como fazer isso com um aplicativo para eventos usando o gamification:

  • Dê pontos para encorajar algumas ações como o networking entre os participantes, visita aos estandes, envio de feedbacks ou avaliação do evento e o compartilhamento do evento nas redes sociais;
  • Exiba uma tela com o ranking dos participantes com maior pontuação;
  • Os pontos ganhos pelos participantes podem ser convertidos em premiações ou até mesmo ações sociais para ONGs.

 

Utilize o inception ou uma temática inesperada

Inception é o termo que está virando tendência lá fora para o uso de uma temática inesperada dentro de um evento. Por exemplo: um jantar corporativo clássico pode receber uma temática de festival de música. A atmosfera que era esperada muda completamente e cria experiências autênticas e surpresas.

 

Sessão surpresa

Surpreenda os seus participantes com uma sessão ou espaço que não esteja listado na lista de atividades. A sessão surpresa é uma forma de tornar o seu evento ainda mais memorável. Esse ano um painel gigante para colorir foi disposto em um dos ambientes no Summit para líderes da cadeia de hoteis Marriot:

parede criativa de um evento corporativo

Fonte: eventmarketer

O mesmo evento contou com um painel gigante de raspadinha:

painel de um evento corporativo

Fonte: eventmarketer

Ativações com patrocinadores e parceiros

Mais legal do que vender espaços para exposição de marca, é vender espaços que encorajem a interação e conversa entre as empresas e os participantes do evento.

  • O Google Chromebook fez uma ativação em um evento que incluía uma série de workshops explicando a empreendedores como eles poderiam utilizar as suas ferramentas.
  • O Facebook Messenger disponibilizou um telão onde era possível compartilhar mensagens públicas sobre o evento com outros participantes.
  • A Sephora promoveu a sua coleção de batons com cabines de vídeo em que mulheres recebiam perguntas e podiam compartilhar suas histórias em formato de vídeo no Instagram.
tendências de um evento corporativo

Fonte: bizbash

 

Incentive o compartilhamento com espaços Instagramaveis

Outra tendência que está na moda em eventos é a criação de ambientes para o Instagram. Desde espelhos com frases até mesmo ambientes coloridos e divertidos que encorajem o compartilhamento de fotos sobre o evento na rede social.

colegas em um evento corporativo

Fonte: summit para líderes da cadeia de hoteis Marriot (eventmarketer)

 

Fonte: eventmarketer

 

E aí, o que achou das ideias? Você também tem alguma ideia para tornar eventos empresariais mais criativos? Deixe nos comentários.

 

material sobre otimização de eventos

3 Responses to :
11 ideias criativas para o seu evento corporativo

  1. Cristiane Meneghetti says:

    Caroline Sholle, parabéns pela matéria… obrigada por compartilhar este material tão rico para que possamos fazer diferença neste mercado competitivo

    1. Caroline Sholles says:

      Oi Cristiane, muito obrigada pelo feedback. Fico feliz que tenha gostado 🙂

  2. Essa é simplesmente essencial: Transforme a atmosfera do seu evento. Provavelmente o que mais influência no feeling do evento é a atmosfera! Valeu pelas dicas Carol! PS: Adorei o blog, ganhou um leitor! Grande abraço, Gui

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024