criar um hotsite

Views: 8404

Posted on August 8, 2017

Como criar um hotsite de sucesso para o seu evento

Objetividade e um layout simples e atrativo. Essas são as orientações básicas no momento de criar um hotsite para o seu evento, estratégia que cada vez mais se firma como uma das mais importantes ferramentas de marketing para a sua divulgação. Confira essas e outras dicas para que o seu evento aproveite ao máximo esse canal.

Direto ao ponto

Você tem oito segundos para prender a atenção do seu cliente, segundo uma pesquisa realizada pela Microsoft. É isso mesmo. Por conta do constante uso de dispositivos móveis e mídias digitais, o tempo médio de capacidade de atenção da maioria das pessoas agora é de oito segundos, ante 12 segundos em 2000. A título de curiosidade, um peixinho dourado mantém a sua concentração por nove segundos…

Então, na hora de criar um hotsite, é preciso se concentrar no que é realmente importante, com textos curtos e diretos. As informações básicas que devem ser apresentadas na landing page são:

– Objetivo do evento
– Data e local do evento
– Agenda do evento
– Informações sobre registro, incluindo preço e como se inscrever, com um botão de call to action para a plataforma de venda de ingressos, que deve permitir a compra de forma simples e rápida
– Apresentação dos mais importantes palestrantes com minibiografia e links para suas redes sociais
– Link para download do app do evento
– Informações sobre localização, transporte, hotéis e outras facilidades
– Contato com organizadores – telefones, e-mails, redes sociais
– Lista de patrocinadores

Invista na usabilidade e simplicidade

O design é importante, mas o principal é investir na usabilidade, lembrando sempre que “menos é mais”. Páginas poluídas, repletas de recursos animados em flash, geralmente não acrescentam informações relevantes sobre o evento, e só servem para distrair ou dificultar o acesso ao que realmente importa.

Pense em criar hotsite responsivo, já que a maioria das pessoas usa mais seus smartphones do que desktops para acessar sites. A ideia é tanto oferecer aos participantes uma experiência consistente e transparente em todos os canais e também melhorar o ranqueamento no Google, já que o motor de busca atualmente penaliza sites que não são responsivos. Além disso, essa flexibilidade garante que as pessoas estão acessando as informações corretas com agilidade, em qualquer dispositivo.

No caso de novas edições de um mesmo evento, identifique como foi a jornada do participante – quais páginas mais visitadas, taxas de conversão e de abandono. Peça para alguém que não esteja envolvido no projeto para testar a navegação e opinar sobre o conteúdo.
Na hora de criar hotsite, lembre-se de garantir a sua acessibilidade, com a opção de aumentar as fontes e as cores.

Prazo de validade

Geralmente quando se fala em criar hotsite as equipes já começam a pensar no seu prazo de validade, mas grandes eventos que acontecem anualmente ou a cada dois anos, como Futurecom e Rio Oil & Gas, mantêm os seus sites indefinidamente no ar, antecipando informações da próxima edição e mostrando como foram as últimas edições.

Apresente seus pontos fortes

Entre as informações básicas, destaque as mais importantes, que chamem a atenção do interessado. Pode ser a presença de um palestrante de renome no mercado ou mesmo a sua localização. Afinal, quem não gosta de participar de um bom evento!?
E, se essa não for a primeira edição do evento, destaque dados interessantes da edição anterior, como número de participantes, resultados de negócios, número de expositores, entre outros.

Invista na informação visual

A comunicação hoje em dia é muito visual, com imagens, gráficos e vídeos. Invista no layout do hotsite, com imagens do local do evento e principais palestrantes. De edições anteriores, coloque um vídeo de curta duração com depoimento de um participante ou palestrante, e coloque fotos dos expositores, uma geral do ambiente e até mesmo das confraternizações. Mas evite fotos genéricas, compradas em bancos de imagens, mostrando salas de reunião ou qualquer outra situação. Só use fotos do local do evento ou de outras edições. Transforme números em gráficos, que são mais objetivos e fáceis de compreender.

Mantenha uma unidade visual

Na hora de criar hotsite, esteja atento aos outros itens de divulgação do evento – anúncios, papelaria etc – e mantenha uma unidade visual, usando a mesma tipologia, logo, cores e estilo de diagramação, de modo a que as pessoas associem automaticamente todas as peças de marketing.

Integre o hotsite à plataforma de gerenciamento de eventos

Se você jà usa uma plataforma de gerenciamento de eventos, criar o site é quase tão intuitivo quanto escrever um email, e o melhor, completamente white label. E você ainda pode compartilhar em tempo real dados sobre inscrições e vendas de ingressos e informações sobre os participantes. Incentive-os a baixar o app para eventos e compartilhar as suas informações, iniciando o trabalho de networking.

E pra você, o que um hotsite perfeito precisa ter? Conte pra gente nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024