Posted on November 7, 2017
Você sabe como atingir o seu público? Na verdade, você conhece a fundo o seu público? A sua estratégia de marketing para eventos está realmente alinhada ao perfil dos participantes, palestrantes e patrocinadores? Para que toda essa comunicação seja realmente relevante e gere valor, é preciso entender as demandas e expectativas de todos os envolvidos, entregando conteúdo e promovendo ações na medida exata para ampliar o engajamento, interações e negócios.
Sem conhecer a fundo o seu público, e as personas que compõem essa audiência, certamente as estratégias de marketing de eventos terão um custo mais alto, os resultados serão mais demorados e não irão entregar as mensagens adequadas para cada segmento.
Outro ponto importante que mostra a necessidade de conhecer o seu público é a possibilidade de identificar qual é a pessoa responsável pela compra. Não adianta favoritar como lead somente o CEO ou CCO de uma empresa, já que o processo de decisão de compra pode estar na mão do gerente da área usuária do serviço ou produto oferecido pela sua empresa.
Entendendo o seu público-alvo
Segundo analistas da organização Endeavour Brasil, “tão importante quanto definir o público alvo é entendê-lo verdadeiramente”. Com isso, eles indicam que uma estratégia de marketing de eventos eficiente deve estar baseada em questionamentos como:
- Quais são as dores do cliente?
- Quais são os seus hábitos?
- O que ele considera mais importante no relacionamento com seus fornecedores – nesse caso, o seu evento?
- O que ele considera inaceitável no relacionamento com seus fornecedores?
- Quais são os seus hábitos?
- Quais são as suas demandas e expectativas?
Na primeira edição de um evento, por exemplo, os questionamentos acima podem não estar muito completos, mas funcionalidades de enquetes disponibilizadas no app gerenciados por uma plataforma de eventos permitem ampliar a consistência do seu CRM. E, ao longo de todo ciclo de relacionamento – edição atual e futuras do evento – novas enquetes alimentam o CRM e ajustam as estratégias de marketing de eventos, antecipando demandas e comportamentos.
Organizadores de eventos podem oferecer incentivos, via técnicas de gamificação, para que mais participantes se sintam motivados a responder ao questionário.
Indo mais a fundo
Além de entender o seu público-alvo, equipes responsáveis pelo marketing para eventos também devem aprofundar o seu conhecimento, construindo personas.
Mas qual é a diferença entre público-alvo e personas? O público-alvo é uma representação mais ampla dos participantes do evento, reunindo grupos com características em comum, como idade, gênero, profissão e localização.
Já a persona, além de dados demográficos e geográficos, vai buscar dados comportamentais, como estilo de vida, personalidade, valores morais, sonhos e expectativas. É como um público-alvo personalizado, o participante ideal, um defensor da sua marca. Quer dizer, é o sonho de todo organizador de eventos.
Com essa macro e micro segmentação é possível implantar diversas estratégias de marketing nos eventos, visando atingir cada grupo em um determinado momento. Esse conhecimento é que vai direcionar a sua estratégia de marketing para eventos, sejam eles presenciais ou digitais. A análise do seu público vai indicar qual tipo de conteúdo oferecer no seu blog e hotsite, palavras-chave mais procuradas por esse público e canais de contato preferidos, entre outros pontos.