live streaming em eventos

Live streaming em eventos: 7 opções de ferramentas

Views: 12965

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on January 10, 2017

Com a popularização cada vez maior do uso do vídeo na internet, não é mais possível ignorar seu potencial para a organização de eventos. Estender o alcance do evento para mídias sociais ou atingir um público-alvo que não teve condições de comparecer pessoalmente são apenas alguns dos benefícios do Live streaming em eventos.

O interesse em torno do assunto gerou uma quantidade equivalente de ferramentas a serem utilizadas, desde as mais complexas e profissionais até as mais simples.

Novas fronteiras em debate

O debate em torno das potencialidades do live streaming tem crescido nos Estados Unidos, envolvendo empresas especializadas, mídia e marketing. Em outubro, foi realizado em Nova York o Live Fronts, que reuniu convidados para uma série de painéis e apresentações sobre temas relativos à transmissão ao vivo em vários setores. Um deles abordou o uso do live streaming no branding das marcas, enquanto outros debateram o uso nas olimpíadas e nos esportes em geral.

Quem convive com o live streaming cada vez mais em seu cotidiano, como marqueteiros e profissionais de mídia, está explorando cada vez mais o seu potencial. Por isso, o interesse em discutir itens como padrões, monetização e avaliações de impacto. Os organizadores pretendem realizar o evento anualmente e, como não poderia deixar de ser, os debates foram transmitidos ao vivo através do Facebook Live. Isso permitiu abranger um público maior do que os 250 convidados.

Opções para todos os gostos e orçamentos

A variedade de ferramentas para transmissão ao vivo disponíveis para a organização de eventos é grande. Tudo depende do seu orçamento e do grau de complexidade da transmissão. De maneira geral, as ferramentas tanto podem ser utilizadas para bastidores e vídeos mais informais (feitos com smartphones, inclusive), como para entrevistas ao vivo ou transmissão de palestras, mesas-redondas, debates etc.

Entre as principais opções para o live streaming em eventos, podemos citar as seguintes:

Livestream

Trata-se de uma plataforma paga, voltada para eventos de maior porte e que necessita de maior qualidade profissional de transmissão. A plataforma online oferece suporte a múltiplas câmeras, uso de vídeos pré-gravados para inclusão durante a transmissão, entre outros itens. Os preços variam entre US$ 42 até os US$ 1,2 mil, dependendo do número de itens adicionais, e há uma opção grátis limitada a 30 dias.

Ustream

Empresa da IBM, a Ustream também é voltada para grandes eventos ou empresas que fazem transmissões frequentes com qualidade profissional. Os interessados podem experimentar as principais opções por 30 dias de graça, mas após esse prazo deve-se escolher um dos três planos disponíveis. No plano mais caro, há opções de branding, geração de audiência, dados analíticos ao vivo, entre outras.

Facebook Live

O Facebook resolveu investir pesado na transmissão ao vivo de vídeos, que se tornou uma das principais novidades na sua conferência de desenvolvedores, a F8, no ano passado. É uma ferramenta frequentemente associada a transmissões feitas por empresas especializadas, mas também pode ser utilizada por usuários individuais. Veja mais detalhes sobre o uso do Facebook Live no blog.

YouTube Live

O YouTube Live absorveu o Hangouts On Air, do Google, e se tornou a principal ferramenta de transmissão ao vivo da empresa. Ainda que o YouTube seja mais conhecido pelos vídeos pré-gravados, a nova opção também permite o live streaming, desde que associado a uma conta do Google. Permite vários usuários na mesma transmissão, o que pode ser útil para entrevistas ou chats.

Twitch

Criado em 2011, o Twitch tornou-se um canal predileto de gamers e desenvolvedores de videogames. Ainda que seja uma empresa voltada para nichos de mercado, a empresa destaca sua utilização em eventos e até por artistas. O Twitch Creative permite a transmissão ao vivo de trabalhos artísticos, como pintura, desenho etc.

Periscope

O Periscope foi criado em 2014 e é bastante associada ao Twitter, inclusive na características deste de divulgar acontecimentos impactantes para um público mais amplo. O formato mais simples das transmissões, feitas em geral com smartphones, faz com que seja uma ferramenta muito utilizada para engajamento em mídias sociais, o que é aproveitado por instituições como a Nasa, por exemplo, em transmissões feitas pelos astronautas do espaço.

O mercado brasileiro também conta com várias empresas especializadas para a transmissão de eventos ao vivo. Entre elas podem ser citadas a SambaTech, Netpoint, Ao Vivo na Web e Vocs , entre outras. Em geral, trabalham sob orçamento e oferecem uma gama variada de serviços, como gravação e hospedagem de vídeos na nuvem, por exemplo.

Um detalhe importante do live streaming em eventos é que você tem a opção de associar as transmissões à sua plataforma integrada para eventos. Isso vai permitir que os participantes não percam nada do que estiver acontecendo e também possam compartilhar o conteúdo.

Como se pode ver, alternativas é que não faltam para incluir o live streaming na sua organização de eventos. Ao estender o alcance do seu evento para um público maior, você estará criando mais uma opção de conteúdo relevante, permitindo o acesso ao evento de um público maior, gerando buzz e enriquecendo a experiência dos participantes.

Com a popularização cada vez maior do uso do vídeo na internet; o live streaming em eventos se faz cada vez mais necessário!

 

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024