4 pontos estratégicos para parcerias duradouras em eventos

Views: 10556

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on April 30, 2018

Parcerias para eventos bem-sucedidas são capazes de gerar valor tanto para as empresas envolvidas no processo quanto para seus clientes. E no setor de planejamento e organização de eventos não é diferente. Desde o início das nossas atividades estamos formando parcerias estratégicas para oferecer novas funcionalidades para nossos clientes.

Uma das parcerias da InEvent é com a Marketo, desenvolvedora de soluções de automação de marketing, sincronizando a importação e exportação de dados entre os dois sistemas. As equipes responsáveis pelo planejamento e organização de eventos podem automaticamente importar todos os dados capturados nas landing pages da Marketo para a plataforma da InEvent.

A partir dessa e de outras experiências bem-sucedidas com parceiros, resolvi compartilhar o que aprendi até o momento, assim como alguns insights para quem deseja fazer o mesmo. Afinal, na área de planejamento e organização de eventos, assim como em outras, as parcerias podem ser difíceis de implementar.

Empresas com culturas diferentes terão de conviver e suas necessidades mútuas precisam ser levadas em consideração. O sucesso neste tipo de relacionamento empresarial requer novas formas de comunicação e diferentes abordagens em termos de gestão por parte dos envolvidos.

Ao analisar uma possível parceria, devem-se levar em conta as características de cada empresa. Isso pode ser feito através de uma análise de SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Através dela, será possível avaliar, em seu ambiente interno, quais são os seus pontos fortes e fracos. E, no externo, as oportunidades e os riscos que a atuação conjunta entre as duas empresas poderá trazer.

Escolhido o parceiro, há quatro elementos fundamentais para que o planejamento e organização de eventos seja um sucesso:

1- Estabeleça objetivos estratégicos 

Seus objetivos devem estar estreitamente ligados às suas metas empresariais. É preciso considerar as melhores formas de aproveitar as habilidades específicas do parceiro. Nas parcerias que envolvem soluções tecnológicas estabeleça metas para inovação e crescimento do negócio.

2- Esteja preparado para o choque cultural 

Empresas têm culturas e procedimentos diversos, o que pode levar a conflitos na parceria para planejamento e organização de eventos. Por isso, pode ser preciso abrir mão de algum controle no decorrer do processo para garantir o bom relacionamento. Caso esse relacionamento realmente não atinja as metas desejadas, tenha bem claro como devem ser os mecanismos de saída da parceria.

3- Avalie os resultados 

Cada empresa tem suas metas, objetivos e mecanismos de avaliação diferentes. É importante definir os métodos adequados de medição dos resultados da parceria, deixando claro para os parceiros como isso será feito. Uma boa comunicação vai garantir que os critérios utilizados sejam satisfatórios para ambas as partes.

4- Adote uma ética rigorosa

Em qualquer circunstância em que dois negócios atuem juntos em busca de um objetivo comum a transparência e o comportamento ético são fundamentais. Uma boa governança é um grande passo nesse sentido, através de contratos e projetos claros e precisos.

A adequada divulgação de uma parceria traz um elemento adicional de atração para seu evento, tanto no que se refere ao público, como aos próprios parceiros.

Se bem planejada e executada, a parceria terá longa duração e vai resultar em lucros para todos os envolvidos. Em um mercado de planejamento e organização de eventos cada vez mais competitivo, a união de esforços certamente será uma fonte de vantagem competitiva sobre os concorrentes. Além, claro, de oferecer um produto melhor para seu público, capaz de surpreender e engajar todos os participantes.

 

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024