Posted on September 14, 2016
Você já reparou o quanto a tecnologia para eventos tem ajudado e transformado a indústria?
Num passado não muito distante, algumas situações eram absolutamente frustrantes e super estressantes para o profissional de eventos. Neste post, vamos comparar algumas situações e frustrações do passado com as soluções atuais para mostrar o quanto a tecnologia tem melhorado a indústria de eventos, a vida do profissional e, principalmente, a experiência por parte do público participante.
Emitir ingressos e inscrições, promover e divulgar eventos e facilitar contatos
A tecnologia para eventos tem ajudado a acelerar e impulsionar esses processos e muitos outros presentes na rotina do organizador e de suas equipes.
Também tem contribuído para que o trabalho do profissional de eventos seja mais eficiente, poupando-lhe tempo e tornando-o mais produtivo – sem dúvida, mais tempo para focar naquilo que realmente interessa é o grande desejo de quem organiza eventos!
Aproveite e comente neste post quais são seus grandes desejos como organizador de eventos, que tal?
PASSADO e PRESENTE
1. Filas, mais filas e relatórios atrasados
PASSADO: Era comum e até mesmo esperado ficar em uma fila para confirmar sua inscrição e lugar no evento. Mediante pré-cadastro realizado a partir do número de CPF – caso fosse um evento de negócios, por exemplo. Em shows e espetáculos, fazíamos a compra online e retirávamos o ingresso físico, mediante apresentação de documento com foto, na bilheteria do local. Uma hora antes do início do evento. Para ambos o casos, cabia ao organizador esperar pelo término do evento para obter um relatório de participação (presentes, ausentes, picos de horários e etc).
PRESENTE: Graças à tecnologia para eventos, e outras, participantes de qualquer tipo e formato de eventos (conferências, palestras, espetáculos e muitos outros) podem comparecer portando apenas seus smartphones ou smartwatches (sim, Apple Watch ou Android Wear!) com o e-ticket (o seu ingresso em formato digital) salvo nesses dispositivos. O organizador do evento, usando também um dispositivo móvel como um celular ou tablet, escaneia o código QR de cada e-ticket e obtém instantaneamente a informação sobre a participação no evento.
Filas longas e desorganizadas são o pior pesadelo de organizadores de eventos — e também dos participantes. Uma empresa como a Eventbrite fornece o conhecimento e a tecnologia para agilizar seu processo de entrada.
2. Networking no evento
PASSADO: Organizadores de eventos como feiras e conferências escutavam de muitos de seus expositores e participantes sobre o tempo investido em contatos…errados! Ou que aquela pessoa tão importante e ansiosamente esperada, acabou não sendo encontrada :(
PRESENTE: Os aplicativos, especialmente os desenvolvidos para eventos, trazem essa funcionalidade que permite um melhor aproveitamento da participação das pessoas em eventos, conectando-as de forma mais fácil e ágil.
Quer respostas e um checklist completo para saber como levar seu evento para a era dos aplicativos? A gente tem aqui para você!
3. Perguntas e Respostas durante uma palestra
PASSADO: O keynote speaker mal terminava sua apresentação empolgante e várias mãos já estavam levantadas. Um sinal de que a plateia tinha perguntas! As recepcionistas precisavam correr e levar o microfone para aqueles que desejavam fazer suas perguntas. E, ao mesmo tempo, ficavam de olho para alcançarem o próximo. Alguns acabavam não formulando suas perguntas, porque havia sempre aquele participante que monopolizava o microfone :(
PRESENTE: Os participantes enviam suas perguntas via aplicativo de celular, no decorrer da própria apresentação. No momento de perguntas e respostas da sessão, todas as perguntas podem ser apresentadas na tela de projeção da sala. O participante pode escolher fazer sua pergunta de forma anônima ou não!
4. Promoção e divulgação de eventos
PASSADO: Anúncios em mídia impressa, outdoors em centros urbanos, encartes em revistas especializadas, milhares de convites impressos para distribuição aleatória, cartazes e panfletagem…apenas lembrando algumas das formas de promoção de eventos mais utilizadas. E, ainda, no começo da era da internet, banners eletrônicos em websites de parceiros sem nenhuma possibilidade de rastreamento.
PRESENTE: Os eventos são compartilhados nas redes sociais, por meio de e-mail marketing, links de rastreamento podem ser gerados para monitorar o tráfego enviado por parceiros e estratégias de otimização em motores de busca (o famoso SEO!) estão também presentes na vida do profissional de eventos.
A plataforma Eventbrite pode complementar as atividades promocionais de seus eventos. Aumentando a visibilidade nas ferramentas de busca (SEO) e nas redes sociais. Além de oferecer modelos de e-mail prontos para serem enviados aos seus participantes.
Fique de olho! Semana que vem sai a parte II deste post.