Convença seu chefe a adotar a transformação digital na empresa

Views: 6674

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on August 29, 2019

Uma coisa é certa: sua empresa não vai crescer e prosperar se você e o time operacional não apontarem a necessidade de mudanças nos processos com a ajuda da transformação digital

Você já entendeu que sua empresa precisa digitalizar processos para que toda a equipe possa trabalhar em questões mais estratégicas de forma mais ágil. Mas, como convencer a liderança de que investir nessa mudança de processos é viável? Como mostrar que a tecnologia e os softwares podem trabalhar a favor da empresa? Siga as nossas dicas abaixo para promover a transformação digital em sua empresa:

1. Conquiste o apoio da empresa

Gerentes, analistas e outros funcionários são aqueles que estão entre os objetivos estratégicos e a rotina real da empresa. Estas são as posições que lidam, muitas vezes, com erros do passado e detectam sinais vermelhos na execução de projetos. Ainda assim, não é fácil para qualquer um convencer o chefe sobre a necessidade de mudança.

Esses profissionais são aqueles que criam um senso de realidade, sem deixar de lado os KPIs. Além disso, eles ainda precisam construir a ponte que conecta a alta administração e os funcionários de nível operacional. Geralmente, isso é feito conversando diretamente com clientes, fornecedores e companheiros de equipe ou trazendo uma perspectiva externa.

2. Por que se tornar digital? Afinal, o que isso quer dizer?

Eficiência v. Sobrecarga

Um novo desenvolvimento de tecnologia ou a compra de um software por assinatura (SaaS) pode soar trivial, até o momento em que você explicar como essa adoção é fundamental para atingir mais rápido os objetivos gerais da empresa. Mas adotar a transformação digital também não significa contratar todas as ferramentas que existem no mercado. As empresas que usam várias soluções de software de eventos diferentes têm 2x mais problemas para apontar o ROI de eventos do que empresas que usam apenas software de eventos integrado. Ser um analisador crítico e levantar as ferramentas necessárias para conectar suas necessidades de negócios e seu setor de TI é essencial.

Medo v.s Adaptação

O medo é completamente compreensível. As pessoas têm medo de perder suas posições. Mas se tornar digital também não significa ser um geek. É muito mais uma questão de adaptação do que qualquer coisa. Existem vários profissionais que já estão fazendo bom uso da Inteligência Artificial por meio de tecnologia em eventos, por exemplo, ​​e sequer fazem ideia disso. Quando o marketing digital e o live marketing apareceram pela primeira vez, os profissionais de marketing achavam que seus trabalhos estavam prestes a desaparecer. E hoje em dia, o que vemos são empresas que montam equipes dedicadas de marketing digital com diversos cargos, como analistas de e-mail marketing, redatores de conteúdo online, coordenadores de performance e anúncios, etc.

Pressa vs. Eficiência;

Segundo a McKinsey, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, tornar-se digital significa: desbloquear o crescimento. Ou seja, tirar todos os obstáculos da frente do seu negócio para que ele possa prosperar. 

3. Os custos de não aderir à transformação digital.

Uma pesquisa recente da Capgemini afirma que 87% das empresas acreditam que a transformação digital é uma vantagem competitiva. Já 33% acreditam que é uma questão de sobrevivência.

Você se lembra da Blockbuster? E das enormes livrarias? Sim, eles eram grandes players há uma década – mas eles sumiram com o tempo.

Lutar contra a tecnologia ou ignorá-la não levará a lugar nenhum, senão à estagnação. Atualmente, as pessoas compram online. Portanto, suas experiências de compras e seus comportamentos também estão online. A curva de aprendizagem é íngreme, mas não adaptar-se a ela é como ignorar um elefante branco no meio da sala.

4. Se você é o Gerente Sênior (ou está em uma posição Júnior e quer convencer o chefe):

Invista em benchmark e dados. Quanto mais, melhor! Esses dados podem ser comparativos ao histórico da própria empresa ou a um concorrente. Grandes referências, como Michale Porter, dizem que a estratégia só existe se for comparada à concorrência.

Mostre sua capacidade de ver as coisas com uma visão sistemática e integrada. A tomada de decisão é, basicamente, a construção de vantagens competitivas. Ao tentar influenciar alguém em posição mais alta, deixe claro que você sabe do que está falando e não está apenas trazendo mais uma ideia por ter sido pressionado a opinar.

Tornar sua empresa digital não é mais uma questão de “Por que eu deveria fazer isso?”. A pergunta certa a ser feita é: “Quando vou fazer isso?”. Tudo tem sua hora e, se você conseguir levantar o ponto certo na circunstância certa, há chances de essa ser a grande guinada da sua carreira na empresa.

Caso você seja o gerente que precisa ser convencido …

Ouça com atenção. Ser democrático durante o brainstorming não significa que você precisa executar todas essas ideias mais tarde. Deixe isso claro para a equipe, mas considere todas as ideias que julgar realmente inovadoras.

Identifique os problemas certos. Sua equipe tem a capacidade de trazer grandes planos de execução se você desenvolver uma direção clara.

Decida sobre o que são suas reuniões. É uma sessão de discussão ou uma apresentação? Você está apenas mostrando resultados ou identificando a raiz de um problema complexo? Mais uma vez, você é quem dá a direção.

Convide os membros da equipe mais envolvidos para liderar sua jornada de transformação digital. Esses projetos são valiosos em seus currículos e provavelmente levarão a marca da sua empresa ao longo de suas carreiras.

Lembre-se que seus gerentes intermediários gostam de trabalhar para o seu negócio e identificam-se com eles. No entanto, eles ainda são seres humanos e têm expectativas, como o reconhecimento. Se você não conseguir demonstrar um mínimo de apreciação pelo interesse deles em corrigir seus problemas complexos, é hora de delegar suas funções de gerenciamento a outra pessoa.

5. Para convencer o chefe, enquadre apenas um problema de cada vez, acerte o tom e controle suas emoções.





  •  Construa um case de negócios

Esta é a primeira coisa a fazer. Deve ser focado nos ganhos financeiros, ou seja, como gerar mais dinheiro ou gastar menos. Pode ser sobre a eficiência de condução dentro da organização também. Mostre como a transformação digital adiciona valor.

  • Fale na mesma língua. Use uma linguagem clara

Não é uma questão de mostrar como você é bom. Pode parecer que você está tentando se fazer superior e seu chefe está onde você deveria. Isso pode até ser o caso, mas essa não é a melhor situação para discutir isso. Agora, seu único objetivo é se conectar com ele. Para isso, faça como um profissional de marketing: fale de maneira simples e direta ao assunto.

  • Invista em Benchmark com dados

Isso faz parte do processo de análise de dados. Como outras empresas reduziram as taxas de rejeição? Como os concorrentes ganharam mais leads e os converteram em vendas? Você pode precisar fazer algumas analogias contextuais. Essa é a melhor maneira de misturar teoria e narrativa.

  • Inverta os papéis

Líderes inseguros são centralizadores. Eles tendem a pensar que precisam ser responsáveis ​​por trazer todas as soluções. Se esse for o caso do seu superior, você terá que jogar o jogo ou sua ideia pode parecer uma ameaça à posição deles. Realce fatos concretos que eliminem qualquer espaço para opiniões pessoais e permita que eles tirem suas próprias conclusões. Um líder que se sente apoiado por seus membros da equipe provavelmente vai apoiá-los também.

E aí? Pronto para começar a transformação digital na sua empresa e ver seus processos se tornarem ainda mais ágeis e precisos?

ferramentas eventos

Confira também:

Entrevista: Live Marketing em eventos com Denis Benvacqua, Gerente de Eventos da RD Station

7 passos para medir o sucesso de um evento corporativo

Saiba como o Big Data e o Big Data Marketing podem melhorar os resultados do seu evento

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024